sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VÁRIOS OLHARES SOBRE CHAPEUZINHO VERMELHO



PÚBLICO ALVO

Leitores dos anos iniciais do ensino fundamental.


OBJETIVO DA PRÁTICA LEITORA

Aproveitando a fascinação que as crianças tem pelas histórias clássicas,a proposta de trabalhar com a obra literária “Chapeuzinho Vermelho” tem por objetivo despertar o senso crítico , de comparação ,de análise e o gosto pela leitura,enfocando diferentes versões da história e apresentando-a com recursos variados.


DELIMITAÇÃO DO TEMPO

Para desenvolver as atividades serão necessárias duas semanas.


ETAPAS PROPOSTAS

1º)Roda de conversa investigando os saberes sobre a história Chapeuzinho Vermelho.

2º)Painel para anotação e análise de cada versão do texto literário Chapeuzinho Vermelho. Neste painel serão anotadas as características de cada versão logo após a sua apresentação.

3º)Contação da história Chapeuzinho Vermelho, uma adaptação da Editora BrasiLeitura ,que conta com o livro , uma cesta,máscaras e capa da Chapeuzinho para dramatização.
Após a contação da história será proposta a dramatização da mesma pelos alunos a que assim desejarem.


4º)Apresentação da história com outra versão utilizando o DVD.




5º)Apresentação da música do Chapeuzinho Vermelho, através de CD e distribuição de folha impressa com a letra da música. http://www.youtube.com/watch?v=tyEoef7tph4&feature=player_embedded


Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho" letra

João de Barro - Letras
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...

(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...

(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso
brincar com as crianças
E passear na floresta

Pela Estrada (Braguinha)
Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe, o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente

Lobo Mau (Braguinha)
Eu sou o lobo mau,
Lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas
Pra fazer mingau!

Hoje estou contente,
Vai haver festança
Tenho um bom petisco
Para encher a minha pança

6º)Apresentação da história com a utilização do CD, onde os alunos escutarão toda a história.





7º)Apresentação da história unindo imagem e narração da história, slides.


8º)Apresentação da história Chapeuzinho Vermelho  com imagens.



Fechamento: Análise do painel e após construção de um texto coletivo registrando as descobertas e ilustrando o texto.

MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS
*Leitura de texto literário:
   -História do Chapeuzinho Vermelho,uma adaptação da editora BrasiLeitura.
*Leitura de músíca:
   -Cantigas de Chapeuzinho Vermelho de João de Barro.
*Leitura de vídeo e slides (filme infantil do Chapeuzinho Vermelho e slide com a narração oral e apresentação de imagens sobre a história).
*Leitura de imagens:
   -Apresentação de imagens retratando a história Chapeuzinho Vermelho do começo ao fim.Com a narrativa feita pelos alunos através da leitura das imagens.

Atividade realizada pelas alunas Lisiane Ferreira Machado e Sonia Mª Ferreira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário