quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uma grande viagem


       Lá pelos idos de 1980, quando vinha de Porto Alegre passar as férias na casa de meus tios, tudo era festa.
     Começando pela viagem.O ônibus saia de Porto Alegre às 6 horas da manhã, não podíam precisar a hora da chegada, pois na estrada conhecida como “estrada do inferno”, tudo podia acontecer, inclusive atolar se fosse no inverno, no lodeiro,atoleiro e então tirávamos um peludo como se fala em Mostardas.Isso podia levar o dia e tínhamos que dormir no ônibus.
     Em uma dessas viagens tiramos um peludo na frente de uma maloca. Foi aquela farra, pois os homens estavam ouriçados com a situação.Só ficamos nesta situação por que o motorista banzeou e conseguiu atolar.
     De onde estávamos podíamos ver reluzir na noite enluarada os combros de areia branquinha da beira da praia que ficavam a alguns quilômetros de distância.
     Tem gente que vem preparada e traz seu farnel de viagem.Nesta aventura tivemos um cardápio variado e solidário:aipim frito,bergamota e até cuscuz,fez lembrar o da minha vó.A minha turma, eu e meus amigos tínhamos uns negrinhos que havíamos trazido do aniversário que fomos no dia anterior.
     O piquenique rolou solto e a “misturansa” levou muita gente para as moitas de carqueja na beira da estrada.
     Eram outros tempos, mas com muita diversão, excitação, solidariedade, alegria, bom humor e humanizado.
     No outro dia um trator conseguiu nós puxar e nós tirar do buraco que estávamos e assim prosseguimos viagem e chegamos em Mostardas para o almoço.

Vocabulário:
Negrinho:docinho de aniversário,com leite condensado e chocolate,brigadeiro.
Banzo:pessoa que rateia,descuidado,desatento,que “endoidou”..., Angola nostalgia mortal sentida pelos negros escravizados trazidos de África; saudade, Brasil triste; nostálgico, Brasil pasmado; surpreendido, (Do quicongo lubanzu, «saudade», ou do quimbundo (ku)banza, «ponderar, pensar»)
Maloca: habitação índia, onde se alojam várias famílias, conjunto de pessoas que não inspiram confiança,prostíbulo.
Aipim: Brasil mandioca,macaxeira.
Bergamota: BOTÂNICA árvore (variedade de laranjeira) pouco cultivada em Portugal, de cujos frutos se extrai a essência de bergamota utilizada em perfumaria, BOTÂNICA fruto (hesperídio) desta planta; vergamota
Cuscuz: CULINÁRIA prato de origem árabe preparado com sêmola de trigo, carne e legumes com um molho picante, Brasil CULINÁRIA bolo feito de farinha de milho ou de arroz, cozido a vapor ou grelhado, (Do ár. kuskus, «alimento preparado com sêmola»)
Combro: popular Þ cômoro, (Do lat. cumùlu-, «montão»)Do português antigo combro , 'cômoro'. Tem o derivado Combros .
Tatupeba ou Peludo: Ele cava túneis profundos nos solos leves das florestas, em que passa o dia. Cada toca tem várias aberturas, podendo abrigar diversos tatus. São rápidos em terra firme e nadam bem. Têm hábitos noturnos.

2 comentários:

  1. Puxa, Lisi! Conseguiste "resgatar" muitas palavras daqueles" tempos. Legal tua história. Esta foto é do ônibos de São José do Norte? Bjs.
    Lêda Lemos

    ResponderExcluir
  2. Não Leda é do que fazia a linha Mostardas-Porto Alegre.A foto deve ser de 1980 e ...

    ResponderExcluir