quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino Espírito Santo

  A devoção ao Divino Espírito Santo pelo povo brasileiro é uma herança do colonizador português. A Festa do Divino se constitui em uma das mais importantes manifestações do calendário religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil.
Sobre sua origem, sabe-se que ela veio com os portugueses no período colonial. O culto ao Divino Espírito Santo, com bandeiras e outros emblemas, foi instituído pela rainha Santa Isabel de Aragão, esposa do Rei Dom Dinis, sexto rei de Portugal, a qual tinha uma extraordinária fé no Divino Espírito Santo e ao mesmo recorria com absoluta confiança.
A rainha fez construir uma Igreja consagrada ao Espírito Santo, instituiu a cerimônia da coroação do Imperador do Divino, fazendo para este fim, a doação de uma coroa.
A coroação do imperador do Divino teve como modelo à coroação do próprio Rei de Portugal. Portugal era uma monarquia e alguns aspectos formais da pompa de coroação foram utilizados na devoção instituída.
A comunidade de Mostardas vive todos os anos no mês de Maio um clima de alegria, religiosidade e emoção durante a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, a qual reúne muitos fiéis da Igreja São Luiz durante os Tríduos, jantares, bailes, procissão e missas e o tradicional churrasco com os leilões no domingo.
Toda comunidade católica deposita uma confiança nos festeiros, os quais contam com o apoio de um alferes e de um espadim.  Os festeiros motivam os noveneiros e toda a comunidade para realizar a festa. 
Comprova-se ainda em Mostardas a devoção ao Divino através da arquitetura das casas antigas: pombinhas no canto do telhado invocam a proteção do Divino Espírito Santo, para que não deixe entrar os maus espíritos. E no meio do telhado um triângulo simboliza a Santíssima Trindade, para que traga paz a casa.


Os festejos do Divino ganham a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre
No dia 29 de Outubro de 2010, em homenagem ao patrono da  maior feira de livros a céu aberto das Américas, Paixão Côrtes, os municípios de Mostardas e Tavares apresentaram mostras da cultura local, dentre elas a Festa do Divino Espírito Santo, como podemos ver nas imagens abaixo. Além de incentivar a leitura, a proposta valoriza a cultura...





Fonte: Casa de Cultura de Mostardas, Arquivo Pessoal e site da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre

3 comentários:

  1. Ficou muito bonito o nosso blog.
    Este post sobre a Festa do Divino ficou jóia.

    ResponderExcluir
  2. It´s amazing! I liked very much!Ficou interessante e original a leitura sobre os costumes e festas religiosas da cidade de Mostardas.
    Very good! Andreia Gomes Martins

    ResponderExcluir
  3. Pessoal....o blog ficou muito lindo!!! e a matéria sobre a festa do Divino está muito interessante para quem não conhece, ou mesmo que já frequentou...Bom, continuem assim!! abraços, Maria do Rocio

    ResponderExcluir